segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cimento Queimado

Materiais Necessários:

Prepare uma argamassa na seguinte proporção, tomando como medida latas de 18 litros:

-1 lata de cimento (25kg)
-3 latas de areia

Observação: Essa quantidade é para um piso cimentado com espessura de 2,5cm e com rendimento de 4m² por saco de cimento de 50kg . (Imagem 01)

1ª Etapa – Preparação do piso

Passo 1 - Misture a seco o cimento e a areia (Imagem 2)

Psso 2 - Adicione água aos poucos na mistura até formar uma argamassa úmida (tipo farofa). (Imagens 3 e 4) Para saber a consistência ideal, pegue uma amostra dessa argamassa na mão e aperte. Ela não deverá esfarelar ou soltar água. (Imagem 5).

Passo 3 - Antes de aplicar a massa sobre o contrapiso, coloque as juntas de dilatação de madeira ou de plástico, formando quadrados com lados de no máximo 1,5m. As juntas servem para minimizar a ocorrência de trincas e fissuras no piso.

Passo 4 - Espalhe a massa sobre essa área com uma colher de pedreiro e nivele-a com uma régua de alumínio. ( Imagem 6)

Passo 5 - Alise a superfície do revestimento com uma desempenadeira de madeira. (Foto 7) Observações: procure deixar o piso bem nivelado e compacto para evitar possíveis imperfeições.
Bolhas de ar podem aparecer quando o piso está muito úmido. Nesse caso, o aplicador poderá esperar alguns minutos até o desaparecimento do excesso de umidade do contrapiso. O segredo para conseguir um bom resultado no cimento queimado está no preparo do piso, que precisa ser bem feito e com mão de obra especializada.




2ª Etapa – Queima do piso:


Observações: Um saco de cimento de 50kg rende aproximadamente 2 latas de 18 litros. Se desejar obter cores mais claras, utilize cimento branco estrutural e reduza a quantidade de Pó Xadrez.

Passo 1 - Prepare uma mistura seca utilizando 1,5kg de Pó Xadrez na cor desejada para cada lata de 18 litros de cimento (Imagens 1 e 2)

Passo 2 - Misture tudo até a cor ficar bem uniforme. (Imagem 3)

Passo 3 - Peneire a mistura em pó, pressionando com as mãos até desfazer os grumos. (Imagem 4)

Passo 4 - Polvilhe a mistura peneirada sobre o piso ainda úmido, até formar uma fina camada bem uniforme. (Imagem 5) Espere alguns minutos para a umidade do piso absorver a mistura. Observe que a cor escurecerá um pouco enquanto o piso estiver úmido.

Passo 5 - Alise suavemente a superfície com uma desempenadeira de aço. Utilize movimentos sempre no mesmo sentido para evitar possíveis bolhas de ar e manchas. (Imagens 6 e 7) Espere, no mínimo, 48 horas pela secagem completa do piso com cimento queimado.

Passo 6 - Passe uma lixa fina levemente sobre o piso para retirar as marcas da desempenadeira e igualar a superfície.

Rendimento: 1 saco de cimento (50kg) rende aproximadamente 30 m² e uma espessura de 1 a 1,5 mm.



Dicas:
Para dar brilho e impermeabilizar, aplique resina acrílica à base solvente, seguindo as instruções de uso de acordo com o fabricante da resina. (Tome cuidado com os locais de aplicação, pois alguns impermeabilizantes deixam o piso escorregadio.) Também pode ser utilizada cera incolor pastosa em vez da resina acrílica. Para criar um filme de proteção são necessárias várias demãos.

Dê também uma olhada nos links:

5 comentários:

  1. Bom dia Paula , li sua receita caseira e percebi que fazendo desta maneira a probabilidade de surgirem trincas é muito grande , além disso , você nãp consegue muitas tonalidades da pigmentação ^polvilhando^ sobre o contra piso .

    Para resolver todos esses problemas sugiro utilizar o kit pronto para cimento queimado polimérico da Dalle Piagge (www.dallepiagge.com.br) , que já vem na tonalidade escolhida e vem com um polímero que reduz drasticamente a incidência de trincas e fissuras.


    Marcello

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação, assim que possível farei um teste!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Paula, parabéns pelo blog. Foi inspirador...
    Preciso fazer uma bancada em cimento queimado, mas não encontro empresas ou profissionais que façam esse serviço aqui em Florianópolis.
    Você conhece ou pode indicar que faça?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de parabenizar, e quero saber também aqui em Floripa alguns profissionais que trabalham com esta técnica.

    ResponderExcluir

O Coisinhas*Outras orgulha-se de receber seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...