quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Tapete de retalhos

Reciclar além de poupar o bolso, é ecologicamente correto. Acho que reciclar também ver a beleza onde ela não está, ver novas possibilidades para velhas coisas, usando novas ou velhas idéias.
Um exemplo de reciclagem que sempre gostei é o tapete de retalhos. Esse que achei na net foi feito com toalhas de banho velhas, o que achei uma idéia super original, mas o mesmo sistema pode ser utilizado para se fazer tapetes com outros materiais: retalhos e sobras de confecção,camisetas de malha velhas que iam virar pano de chão ou retalhos de tecidos.
No caso de tecidos, é bom que se use um tecido molinho, que não solte fios, como o jérsey por exemplo. Se for sobras de confecção,pode ser lycra,malha.
É um bom projeto para o final de semana de chuva, então, mãos a obra!
Materiais:
-toalhas velhas, malha ou retalhos de tecido (as cores você quem escolhe)
-tela para tapeçaria com uma tela de 1cm. Estas telas são encontradas em lojas de materias para artesanato, lã e linhas e/ou bazares, elas são encontradas geralmente largura padrão de 1,50m, 2m, ou 2,50. O tamanho dos furos da tela depende da espessura do tecido que você escolher para fazer o tapete.

Tela para tapeçaria

Corte as tolhas ou os retalhos em tirinhas de 1cm de largura por uns 10 cm de comprimento.Esse comprimento vai definir a altura do tapete, quanto maior, mais "fofo".


Depois que tudo foi cortado , vá amarrando um por um, dando o nó bem no meio, sobrando o mesmo tamanho de tira dos lados do nó. Se você quiser deixar o seu tapete maior que a tela de tapeçaria que você encontrou, basta emendar duas telas com esses mesmos nós, prendendo bem firme uma tela à outra.


Você também pode fazer um desenho no seu tapete, basta marcá-lo na tela de tapeçaria e ir seguindo depois com os nós das cores que você deseja.
Aí é só usar a criatividade, você pode fazer de uma cor única, colorido, fazer formas geométricas, listras, ou mesmo usar uma tela em formato circular. Tudo de bom né!

Fonte: http://chesller.blogspot.com

5 comentários:

  1. oi Ana Paula, sempre quiz fazer um tapete de retalhos....
    procurando modelos, achei seu blog.
    também sou de Floripa e tenho um blog, me visite,
    estou te seguindo.
    bj, Adri Figueiredo
    www.mariafaz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana, amei este tapete. Você, por acaso teria receita deste tipo de jogo de banheiro? Caso saiba fazer, por favor me envie o passo a passo. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. Fiz um deste bem coloridinho. Dá trabalho, mas fica lindo. Se quiser ver tá lá no meu blog, no post "Do Brás".
    Abraços fofos, como vc.

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvan! Não consegui encontrar o tapete colorido que vc fez. Vc poderia me enviar o link para eu ver? Obrigada!

    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Silvan, meu nome é Fernanda é lindo seu trabalho, admiro verdadeiramente pessoas que fazem trabalhos manuais. Gostaria de saber quanto é o metro dessa tela?
    Bejos e um abraço...

    ResponderExcluir

O Coisinhas*Outras orgulha-se de receber seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...