segunda-feira, 3 de agosto de 2009

IQ Light

Tem muita gente que faz luminárias a partir de alguns origamis modulares e kusudamas. Já vi luminárias Sea Star, Little Turtle, Electra, feitas a partir de módulos sonobe, enfim... Mas tem uma que, apesar de não ser um origami propriamente dito, é bem interessante e até lembra um.

A IQ Light™ foi criada pelo designer dinamarquês Holger Strøm em 1972. Ele conta que havia sido dado a ele a tarefa de criar uma luminária modular cilíndrica e uma esférica, sendo que ambas deveriam ter o mesmo tamanho e seriam utilizadas durante o Natal.A luminária mais conhecida é composta por 30 módulos mas pode ser feita em diversas combinações, indo das mais simples (9 módulos) à mais complexas (200 módulos).



O passo a passo a seguir é de uma luminária de 30 módulos. Lembrando que você pode também reduzir ou aumentar o tamanho do módulo, obtendo assim uma luminária menor ou maior.O tamanho da sua luminária vai determinar o material do seu módulo. Quanto maior, mais rígido precisa ser o módulo. No geral, opte por um papel de gramatura alta (uma cartolina) ou folhas de acetato.

Para fazer a luminária da primeira foto, você vai precisar de:

- 30 módulos como o da imagem a seguir.

- 1"kit" soquete/fio/tomada/lâmpada. Atenção! Utilize uma lâmpada fluorescente compacta e deixe-a instalada bem no centro da sua luminária, sem encostar nos módulos.

O vídeo a seguir mostra como é feita esta luminária.

Para maiores informações entrem no site: http://www.iqlight.com/

Um comentário:

  1. Essas luminárias são legais né... A Ni aprendeu a fazer num EREA. Aprendi nessas férias a fazer aquelas com bolhas coloriadas, é super fácil tb!
    Beijos

    ResponderExcluir

O Coisinhas*Outras orgulha-se de receber seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...