sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cadeira Inkuku de Sacolas Plásticas

De autoria de Ryan Frank essa é a cadeira Inkuku. Uma peça inspirada nos traços africanos e feita com sacolas plásticas de supermercado coloridas e alumínio.
Esses móveis abaixo, também do mesmo autor, são de uma linha chamada Strata, construída a partir do reaproveitamento de madeira de antigos móveis.
Esta coleção inclui mesas, estantes, cadeiras, tudo com o selo do Conselho de Manejo Florestal (FSC).
Se você quiser ver mais sobre Ryan Frank: http://www.ryanfrank.net/

Berço de Papelão

O Eco-friendly Crib foi feito em papelão e projetado pensando na reciclagem pós-uso. Quando o bebê não couber mais no bercinho, ele pode ser totalmente reaproveitável. Custa cerca de 27.99 Libras e está a venda na Mothercare.

Hextable

Essa peça é, acreditem, de papelão. Chamada de Hextable pesa só 1.2kg apesar da estrutura ser forte. Foi um sucesso em Londres e encomendado pelo Japao onde a ediçao tambem se esgotou.
Esta peça foi criad pelos Wilson Brothers e mais sobre o trabalho deles pode ser encontrado no site: http://www.benwilsondesign.co.uk/
Enjoy!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Parede pintada com listras

Uma maneira diferente de pintar sua casa é desenhando listras.












Materiais:

- Tinta com as cores que desejar.

- Rolo para pintura (o tamanho depende da largura das listras)

- Fita crepe (a crepe é melhor porque não descasca a pintura que você já fez)

- Régua, fita métrica, ou coisa que o valha.


Modo de fazer:

- Após planejar a largura e as cores das listras, meça na parede as larguras de cada listra e delimite com fita crepe. Não esqueça de proteger com fita também o rodapé e rodaforro.


- Vá intercalando as listras a serem pintadas e só comece a faixa ao lado da que pintou depois de que esta esteja seca. Tem que estar seca mesmo! Não adianta ter pressa, que é inimiga da perfeição! Pra fazer um trabalho legal demora um tempinho mesmo, mas o resultado final compensa.







Tapete de retalhos

Reciclar além de poupar o bolso, é ecologicamente correto. Acho que reciclar também ver a beleza onde ela não está, ver novas possibilidades para velhas coisas, usando novas ou velhas idéias.
Um exemplo de reciclagem que sempre gostei é o tapete de retalhos. Esse que achei na net foi feito com toalhas de banho velhas, o que achei uma idéia super original, mas o mesmo sistema pode ser utilizado para se fazer tapetes com outros materiais: retalhos e sobras de confecção,camisetas de malha velhas que iam virar pano de chão ou retalhos de tecidos.
No caso de tecidos, é bom que se use um tecido molinho, que não solte fios, como o jérsey por exemplo. Se for sobras de confecção,pode ser lycra,malha.
É um bom projeto para o final de semana de chuva, então, mãos a obra!
Materiais:
-toalhas velhas, malha ou retalhos de tecido (as cores você quem escolhe)
-tela para tapeçaria com uma tela de 1cm. Estas telas são encontradas em lojas de materias para artesanato, lã e linhas e/ou bazares, elas são encontradas geralmente largura padrão de 1,50m, 2m, ou 2,50. O tamanho dos furos da tela depende da espessura do tecido que você escolher para fazer o tapete.

Tela para tapeçaria

Corte as tolhas ou os retalhos em tirinhas de 1cm de largura por uns 10 cm de comprimento.Esse comprimento vai definir a altura do tapete, quanto maior, mais "fofo".


Depois que tudo foi cortado , vá amarrando um por um, dando o nó bem no meio, sobrando o mesmo tamanho de tira dos lados do nó. Se você quiser deixar o seu tapete maior que a tela de tapeçaria que você encontrou, basta emendar duas telas com esses mesmos nós, prendendo bem firme uma tela à outra.


Você também pode fazer um desenho no seu tapete, basta marcá-lo na tela de tapeçaria e ir seguindo depois com os nós das cores que você deseja.
Aí é só usar a criatividade, você pode fazer de uma cor única, colorido, fazer formas geométricas, listras, ou mesmo usar uma tela em formato circular. Tudo de bom né!

Fonte: http://chesller.blogspot.com

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Iluminação x Ventilação

Pesquisando sobre piso de cimento queimado achei essa imagem a qual chamou minha atenção por um aspecto diferente. Além do piso, a imagem mostra um detalhe interessante _ aqui, o lugar por onde passa a ventilação não é mesmo de onde entra a iluminação natural. A esquadria (azul) abre e ventila a casa, mas o fechamento é em vidro transparente à luz externa. A solução além de intelegente ficou muito bonita.

Cimento Queimado

Materiais Necessários:

Prepare uma argamassa na seguinte proporção, tomando como medida latas de 18 litros:

-1 lata de cimento (25kg)
-3 latas de areia

Observação: Essa quantidade é para um piso cimentado com espessura de 2,5cm e com rendimento de 4m² por saco de cimento de 50kg . (Imagem 01)

1ª Etapa – Preparação do piso

Passo 1 - Misture a seco o cimento e a areia (Imagem 2)

Psso 2 - Adicione água aos poucos na mistura até formar uma argamassa úmida (tipo farofa). (Imagens 3 e 4) Para saber a consistência ideal, pegue uma amostra dessa argamassa na mão e aperte. Ela não deverá esfarelar ou soltar água. (Imagem 5).

Passo 3 - Antes de aplicar a massa sobre o contrapiso, coloque as juntas de dilatação de madeira ou de plástico, formando quadrados com lados de no máximo 1,5m. As juntas servem para minimizar a ocorrência de trincas e fissuras no piso.

Passo 4 - Espalhe a massa sobre essa área com uma colher de pedreiro e nivele-a com uma régua de alumínio. ( Imagem 6)

Passo 5 - Alise a superfície do revestimento com uma desempenadeira de madeira. (Foto 7) Observações: procure deixar o piso bem nivelado e compacto para evitar possíveis imperfeições.
Bolhas de ar podem aparecer quando o piso está muito úmido. Nesse caso, o aplicador poderá esperar alguns minutos até o desaparecimento do excesso de umidade do contrapiso. O segredo para conseguir um bom resultado no cimento queimado está no preparo do piso, que precisa ser bem feito e com mão de obra especializada.




2ª Etapa – Queima do piso:


Observações: Um saco de cimento de 50kg rende aproximadamente 2 latas de 18 litros. Se desejar obter cores mais claras, utilize cimento branco estrutural e reduza a quantidade de Pó Xadrez.

Passo 1 - Prepare uma mistura seca utilizando 1,5kg de Pó Xadrez na cor desejada para cada lata de 18 litros de cimento (Imagens 1 e 2)

Passo 2 - Misture tudo até a cor ficar bem uniforme. (Imagem 3)

Passo 3 - Peneire a mistura em pó, pressionando com as mãos até desfazer os grumos. (Imagem 4)

Passo 4 - Polvilhe a mistura peneirada sobre o piso ainda úmido, até formar uma fina camada bem uniforme. (Imagem 5) Espere alguns minutos para a umidade do piso absorver a mistura. Observe que a cor escurecerá um pouco enquanto o piso estiver úmido.

Passo 5 - Alise suavemente a superfície com uma desempenadeira de aço. Utilize movimentos sempre no mesmo sentido para evitar possíveis bolhas de ar e manchas. (Imagens 6 e 7) Espere, no mínimo, 48 horas pela secagem completa do piso com cimento queimado.

Passo 6 - Passe uma lixa fina levemente sobre o piso para retirar as marcas da desempenadeira e igualar a superfície.

Rendimento: 1 saco de cimento (50kg) rende aproximadamente 30 m² e uma espessura de 1 a 1,5 mm.



Dicas:
Para dar brilho e impermeabilizar, aplique resina acrílica à base solvente, seguindo as instruções de uso de acordo com o fabricante da resina. (Tome cuidado com os locais de aplicação, pois alguns impermeabilizantes deixam o piso escorregadio.) Também pode ser utilizada cera incolor pastosa em vez da resina acrílica. Para criar um filme de proteção são necessárias várias demãos.

Dê também uma olhada nos links:

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

IQ Light

Tem muita gente que faz luminárias a partir de alguns origamis modulares e kusudamas. Já vi luminárias Sea Star, Little Turtle, Electra, feitas a partir de módulos sonobe, enfim... Mas tem uma que, apesar de não ser um origami propriamente dito, é bem interessante e até lembra um.

A IQ Light™ foi criada pelo designer dinamarquês Holger Strøm em 1972. Ele conta que havia sido dado a ele a tarefa de criar uma luminária modular cilíndrica e uma esférica, sendo que ambas deveriam ter o mesmo tamanho e seriam utilizadas durante o Natal.A luminária mais conhecida é composta por 30 módulos mas pode ser feita em diversas combinações, indo das mais simples (9 módulos) à mais complexas (200 módulos).



O passo a passo a seguir é de uma luminária de 30 módulos. Lembrando que você pode também reduzir ou aumentar o tamanho do módulo, obtendo assim uma luminária menor ou maior.O tamanho da sua luminária vai determinar o material do seu módulo. Quanto maior, mais rígido precisa ser o módulo. No geral, opte por um papel de gramatura alta (uma cartolina) ou folhas de acetato.

Para fazer a luminária da primeira foto, você vai precisar de:

- 30 módulos como o da imagem a seguir.

- 1"kit" soquete/fio/tomada/lâmpada. Atenção! Utilize uma lâmpada fluorescente compacta e deixe-a instalada bem no centro da sua luminária, sem encostar nos módulos.

O vídeo a seguir mostra como é feita esta luminária.

Para maiores informações entrem no site: http://www.iqlight.com/

domingo, 2 de agosto de 2009

Tipos de janelas

As janelas são fundamentais nos projetos arquitetônicos por propiciar ventilação, entrada de luz e contato com o exterior. Porém, outros fatores, como os de ordem estética e prática, são essenciais na hora de definir qual o modelo adequado para cada tipo de ambiente. As opções são muitas e devem ser analisadas com cuidado na hora da compra, considerando-se a qualidade e características técnicas dos modelos oferecidos.
A Sasazaki, fabricante de portas e janelas de aço e de alumínio, alerta que alguns itens influenciam diretamente no desempenho, segurança, conforto e durabilidade das esquadrias. "Por isso é importante observar aspectos como a espessura da chapa; a resistência dos perfis utilizados; a qualidade dos acessórios e da pintura contra corrosão; se as medidas padronizadas atendem ao projeto; e as diferenças entre o alumínio e o aço - que, embora de metais, possuem características distintas, como a maior oxidação do aço em regiões litorâneas devido à salinidade marítima", alerta Edson Ichiro Sasazaki, diretor de marketing da Sasazaki.
Confira a seguir alguns modelos de janelas disponíveis e suas principais aplicações:
Janela Maxim-Ar: Neste modelo, projeta-se a parte inferior para fora, enquanto sua parte superior desliza para baixo. Devido a sua mobilidade de abertura e facilidade de limpeza, a esquadria se torna preferida em muitos projetos. As maxim-ar são ideais ainda para ambientes que necessitam de arejamento e luz natural. Este modelo atende ambientes de salas, cozinhas, banheiros, áreas de serviço, lavabos e despensas.


Janela de Correr: Este modelo se destaca por permitir a abertura de até 50% do vão, garantindo boa ventilação ou claridade e a possibilidade de uso de grades e telas mosquiteiras. Esses modelos podem ser utilizados em salas, cozinhas, corredores, entre outros, pois conferem qualidade, beleza e durabilidade em qualquer ambiente.



Janela Basculante: Por possuir abertura basculante, que projeta a parte inferior para fora do ambiente e a superior para dentro, com movimentos comandados por um eixo horizontal, que permite abertura de até 70º, este modelo propicia grande eficiência na ventilação e luminosidade. Por isso, é recomendado para áreas úmidas, tais como cozinhas ou banheiros com revestimento cerâmico ou piso frio, e também para locais cobertos como, por exemplo, área de serviços.


Janela Veneziana: Bastante utilizadas em dormitórios, suas principais características são o fácil manuseio e a ventilação permanente através das lâminas com frestas, que podem ser fixas ou móveis. As palhetas móveis possibilitam várias posições de abertura e permitem a personalização da regulagem da entrada de luz e ventilação.


Janela Integrada com Veneziana Projetante: Os perfis de alumínio da folha veneziana desta versão são preenchidos com poliuretano expandido, material leve, inerte e durável, com características físicas que ajudam a isolar ruídos, frio e calor. Juntamente com a veneziana, o modelo possui outras duas folhas móveis de correr com vidros lisos colocados. O sistema interno de acionamento da veneziana é simples, durável e muito fácil de operar, e permite que se manobre a veneziana sem abrir as folhas de vidro, protegendo-se do frio e da chuva, além de promover maior área de iluminação para os ambientes.

Sistema Euroglass: O sistema permite a abertura de toda a superfície envidraçada. Para entender melhor é só dar uma olhada no site http://www.euroglass.com.br/

Fonte texto: http://casa.ig.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...