segunda-feira, 11 de março de 2013

Damier


O damier é um padrão decorativo xadrez que alterna duas cores. A palavra damier, do francês, pode ser pode ser traduzida como tabuleiro de damas.




Em decoração este padrão pode ser utilizado com a função de gerar movimento e dá a impressão, quando utilizado no piso, de aumentar o pé-direito.


Bastante eclético, pode aparecer em espaços variados, desde os clássicos aos vintage.



 

Em contrapartida, pode ser enjoativo quando usado em demasia podendo causar um certo desconforto. Em áreas de trabalho o uso necessita ser cuidadoso. Na cozinha por exemplo, pode ficar um charme, mas se for um local de muita agitação deve ser evitado. A sensação de movimento do piso pode causar irritação.





O padrão mais tradicional é o preto e branco, mas fica bem pode ser utilizado com outras cores.


O damier também não precisa estar restrito ao piso, fica ótimo em paredes. No teto dá a sensação de pé direito reduzido.



Os materiais mais utilizados são as pedras, cerâmica, piso hidráulico e é comum encontrá-lo na versão vinílica.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia das Mulheres

Hoje podemos comemorar muitos direitos adquiridos pelas mulheres e pensar nos problemas que ainda existem e que temos de enfrentar na nossa sociedade machista. A história dessa data merece sempre ser lembrada e no Coisinhas*Outras já divulgamos ela AQUI.

Músicas reduzindo mulheres à bunda, programas de televisão usando garotas como mercadoria, cantadas grosseiras e machistas, desconfiança sobre nossa competência no trabalho por sermos mulheres, salários inferiores aos dos homens, violência doméstica, estupro e por aí vai...são coisas inaceitáveis. Somos fortes e merecemos igualdade.

Igualdade, gatonas, também significa perdermos algumas "mordomias". Exemplo: Redução da tarifa para mulheres nas casas noturnas ajuda nosso bolso, mas "desconto" nos torna mercadorias na vitrine. Já pensaram nisso?

Outro exemplo: O homem deve puxar a sua cadeira ou abrir a porta do carro por sinal de carinho e não por te ver como um ser mais frágil. Então, por que não fazer você mesma esses favores para os homens queridos que a cercam? Carinho e cuidados devem vir de ambas as partes.

Vale lembrar que é lindo um homem defendendo os direitos das mulheres, (não ser machista é obrigação!), os exemplos de cima aprendi com o Ju, meu namorado, que estudou feminismo durante a faculdade e que tem até uma música sobre a MARCHA DAS VADIAS. Aliás, quem não conhece o que é a marcha deveria informar-se, é muito interessante saber do que se trata!

Nesse ano o singelo presente do Coisinhas*Outras é a imagem de uma flor de cactus. A florzinha enfrenta as dificuldades, continua linda e fazendo seu papel.

Parabéns para todas as mulheres e simbora tocar a vida deixando que nos tratem com nada menos que respeito.

Beijão queridas.





segunda-feira, 4 de março de 2013

Saia-e-Camisa

Você sabe o que é Saia-e-Camisa?

Está certo quem pensou que são duas peças de roupa. Porém, a expressão Saia-e-Camisa também é usada para um tipo particular de encaixe de madeira.


O encaixe mais conhecido, que todos nós já vimos, é o do tipo macho-e-fêmea. Nele as peças  possuem um lado com uma reentrância e outro com uma saliência, de forma que se encaixam quando justapostas.

No encaixe Saia-e-Camisa, também conhecido como Saia-e-Blusa, as tábuas são retas e presas umas sobre as outras. Nesse tipo característico de forro forma-se um relevo, as peças de baixo são chamadas de Saia e as que ficam por cima, Camisa (ou blusa).


Saia-e-Camisa foi muito utilizado nas casas brasileiras desde o século 19 até a década de 30, do século 20. Por isso, atualmente, é comum encontrar este tipo de teto nos projetos de interiores com inspiração colonial.


Entre os tipos de madeiras mais utilizados para forros estão o cedrinho, o jatobá e o ipê. O último, por sua resistência, é especialmente indicado, podendo ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas.  O pinus de boa qualidade também pode ser usado, recomenda-se neste caso, entretanto, o uso de tinta óleo ou esmalte sintético para maior proteção do forro.

 Além da madeira é usual fazer este forro utilizando gesso. Cores diferenciando as peças altas e baixas também são bem vindas e valorizam o ambiente. Este teto, como qualquer outro com desenho ou estampa chamativa, é recomendado para áreas aonde o pé-direito é alto.


                                                    
                          Fonte: Casa.com.br                                              

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...